sexta-feira, 4 de junho de 2010

PONTE D.PEDRO II - SÃO FÉLIX


Temos a Ponte D.Pedro II, no sentido São Félix a Cachoeira, quando de uma das enchentes por volta de 1941. Os homens costumavam se trajar de roupa e chapéus brancos, inclusive gravata.

A foto mostra quando as aguas chegavam até as madeiras da ponte, muitas das vezes sendo os trabalhadores obrigados a retirar as baronezas, plantas de rios que chegavam a entulhar.

PONTE D.PEDRO II - SÃO FÉLIX


Temos a ponte D.Pedro II que liga as cidades de São Félix à Cachoeira. Em baixo, logo no início da ponte, vemos parte do cáis, onde atracavam barcos e saveiros a véla, que alí chegavam carregados de cereais,madeiras,melaço de cana, cerâmicas de Maragojipe, Nazaré das Farinhas, e tudo que era comercializado pelas emprezas locais.Tudo que vinha de fora alí era descarregado.

MORRO DO SALVA VIDAS - SÃO FÉLIX


Vemos o morro a partir da Av.Salvador Pinto.O mesmo começava na lateral da estação da Leste Brasileiro, com as suas casinhas humildes, tendo bem ao alto, um imensa cruz de pedra. A partir daí podiamos chegar a um arraial chamado São Pedro Velho, já fazendo fronteira com a cidade de Muritiba.Também por aí podiamos chegar ao município de Outeiro Redondo, também com divisa entre São Félix e Muritiba. Por êsse motivo São Félix é chamada cidade presépio.

ESTAÇÃO DA LESTE BRASILEIRO


A foto mostra a antiga estação da Estrada de Ferro Leste Brasileiro depois de ter parado as suas atividades, por volta de 1994, antes de ser restaurada.

PRAÇA INÁCIO TOSTA - SÃO FÉLIX


Temos a Praça Inácio Tosta, por volta de 1942, já sendo tomada pelas aguas do rio, do seu término em sentido a Av.Salvador Pinto, já com as suas tradicionais residências.

PRAÇA INÁCIO TOSTA - SÃO FÉLIX


A foto mostra a Praça Inácio Tosta por volta de 1947 a 1949, onde além das residências tradicionais, vemos ainda os armazens da firma José Ramos de Almeida & Cia, alguns animais que trasportavam mercadorias para algumas cidades próximas, que por carência de estradas, eram transportadas daquele jeito.Vemos ainda alguns veículos de 1939,1940 e uma Marinete que fazxia transporte de São Félix /Muritiba e vice-versa.

RUA DANNEMANN - SÃO FÉLIX


A Rua Dannemann em São Félix, era uma das vias de acesso à fábrica de charutos. Alí residiam alguma famílias tradicionais da cidade. Também servia de acesso aos fundos do Chalé dos Guinle, onde existia um portão para entrada de veículos, e um amplo pomar.

FÁBRICA DE CHARUTOS DANNEMANN


Este é o interior de uma das fábricas de manufatura dos charutos, vendo-se uma das operárias sendo instruída pelo Gerente de Produção, Sr.João Schinke, contratado pela Dannemann das fábricas Suerdiek em Maragogipe. Êsse período, data de 1948, após o término da 2ª Guerra Mundial, quando alguns alemães fugiram para a América Latina.

CASARÃO EM RUINAS


O Casarão em ruinas, pertencia a Dannemann, e alí eram armazenados os fardos de fumo em fôlha já beneficiado, quando era trasladados para a fábrica,onde os charutos eram manufaturados. Também este local era tomado pelas enchentes, pois ficava localizado na avenida a 10 metros do Rio, causando bastante prejuizo à empreza, vez que as aguas subiam bastante em de 4 ou 5 horas.

FÁBRICA DE CHARUTOS DANNEMANN


A foto mostra a fachada de um dos armazens onde eram fabricados os charutos Dannemann, já restaurada, tendo se transformada em Centro Cultural da cidade.