quarta-feira, 2 de junho de 2010

SÃO FÉLIX E CACHOEIRA


Da varanda do Chalé dos Guinle, temos uma vista parcial das cidades de São Félix e Cachoeira.O local da sua construção em um ponto estratégico, deveu-se ao fato de as duas cidades estarem sempre sob ameaça de enchentes. As cidades ficavam sempre inundadas, causando grandes prejuízos aos comerciantes locais. De São Félix, José Ramos de Almeida Alves, Artur Pires,Lucilio Castro, Dannemann, Costa & Penna e outros. De Cachoeira, Anarolino Pereira, Alberto Bastos, Charutos Suerdieck, Cigarrilhas Leite & Alves e outros, sem esquecer os pequenos comerciantes que também sofriam com as enchentes, com o agravante de que para estes o prejuízo quase sempre era total.

SÃO FÉLIX - CHALÉ DOS GUINLE


Vejam como se encontra hoje o antigo chalé, cuja construção tinha alto valor arquitetônico, pelo fato de se inserir na paisagem de São Félix e Cachoeira. Foi erguido numa época de progresso da região e a maioria dos prédios imponentes foram desaparecendo. O chalé é testemunha do período em que as duas cidades foram economicamente importantes. Naquele tempo as pessoas se preocupavam com a paisagem e com o meio ambiente, por isso a sua ruína continua cercada de árvores frutíferas como mangueiras, jaqueiras, cajueiros,cajaeiras e outras mais.Diz o atual proprietário que o custo com a reforma se tornou inviável.

SÃO FÉLIX - CHALÉ DOS GUINLE


Esta foto mostra como era o chalé dos Guinle por volta de 1960. A sua construção data de 1907, quando serviu de alojamento para os diretores, engenheiros e técnicos da firma Guinle&Cia. construtores da antiga barragem de Bananeiras, hoje substituida pela barragem de Pedra do Cavalo. O chalé foi adquirido por um dos grandes comerciantes da cidade, Sr.Artur Pires que lá passou a residir com toda a sua família.Com o seu falecimento passou a pertencer à viuva e os filhos. Em 1967 a viuva vendeu ao inteletual português Sr.George Agostinho da Silva, que o revendeu ao empresário,político e radialista Mário Kertesz.