segunda-feira, 28 de junho de 2010

CACHOEIRA


Foto da Estação da Leste Brasileiro, antes de ser restaurada e pintada com novas côres.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


A foto retrata a Capela de Santa Bárbara, construida na antiga estrada de pedras que liga as cidades de São Félix a Muritiba. No local da Capela, havia um fonte proveniente de um minadoro, onde os passantes paravam para beber agua, até descobrirem que a agua fazia bem à saude. Então passaram a dizer que a agua era milagrosa, e alí construiram a atual Capela.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


A Praça Inácio Tosta como se encontra hoje, contendo os seus casarios, o seu relógio, más desprovido dos seus jardins. Bem ao fundo, o grande prédio onde antes funcionava a firma José Ramos de Almeida & Cia.Ltda, completamente modificado.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Esta grande edificação que aí vemos, é o Centro Cultural Gerard Dannemann

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Brazão de Gerard Dannemann, como 1º Prefeito da cidade de São Félix, quando já dera início a implantação das fábricas de Charutos Dannemann, com cêrca de cinco ou seis edificações que serviriam de depósitos para manufatura dos charutos, oficina de manutenção de veículos, fabricação das caixas em madeira em cedro, para acondicionamento dos charutos, e almoxarifado. Êsse brazão está colocado no prédio do Centro Cultural Dannemann.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Uma das fábricas de Charutos Dannemann, completamente restaurada, com algumas charuteiras em um jardim à sua frente.

CACHOEIRA E SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Vista de Cachoeira e São Félix, cortado pelo Rio Paraguassú, depois de construída a Barragem de Pedra do Cavalo.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


A foto retrata o recebimento de fumo em fôlhas, pela fábrica de charutos Dannemann, ainda em estado bruto, e quando era examinado por um dos seus diretores, Sr.Ernest Tobbler, isto por volta de 1942 a 1944.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Uma das antigas locomotivas Maria Fumaça, com um vagão anexo, completamente abandonada em local cheio de agua.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Parte do antigo prédio da Central da Bahia da Leste Brasileira, uma das locomotivas que sempre por alí transitavam.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Por se encontrar modificada, acredito que a foto retrate o início da Rua Senador Temístocles. No local onde se encontra o Forum Andrade Teixeira, tendo ao seu lado esquerdo uma árvore e uma barraca,onde antigamente funcionava a Gráfica Moderna pertencente ao Sr.Antonio Lago, e à sua frente a antiga Fármácia São Félix.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Este casario ainda com a sua cor original, localizado no início da Rua Dannemann, foi construido em 1929, e lá residia o Sr.Álvaro Dantas e sua esposa, coletor federal local.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


O sobrado da foto, uma bela mansão,ficava localizado na Praça Inácio Tosta, pertencia ao Sr.Manoel Costa, um dos sócios da fábrica de charutos Costa&Penna, que lá residia com os seus familiares. O casarão ficava em frente ao relógio, e este, entre dois jardins com mais de dez árvores e bancos de mármores com recôsto.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Foto do Mercado Municipal, ainda com a sua pintura antiga, como nos anos de 1950, vendo-se ao lado esquerdo da sua entrada principal, o depósito de pães, O Tico Tico, pertencente na época a José Coêlho, e do lado direito o açougue. Ambos abastecia a população da cidade.

SÃO FÉLIX DO PARAGUASSÚ


Lavagem das escadarias da Igreja do Senhor São Félix, durante os festejos do Padroeiro

SÃO FÉLIX - CHALÉ DOS GUINLE


O Chalé possuia na sua entrada frontal, duas escadas, e entre elas um pequeno chafariz, que à noite ficava iluminado, chamando bastante a atenção dos visitantes.