quinta-feira, 30 de abril de 2015

ELÍSIO DE ALBUQUERQUE FILHO - Ator

Elísio de Albuquerque foi um grande ator de televisão e cinema.
Nascido em Manaus, no dia 27 de outubro de 1920
Falecido em São Paulo, no dia 23 de novembro de 1983.
Filho caçula de oito irmãos, Elisio de Albuquerque passou a infância e a juventude em Manaus, quando iniciou a carreira no teatro amador.  Durante a Segunda Guerra Mundial foi convocado para participar da Força Expedicionária Brasileira, participando da lendária batalha de Monte Castelo, em 1945. De volta ao Brasil, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, prosseguindo o trabalho teatral, tanto amador quanto profissional, mantendo paralelamente uma carreira de funcionário público. Em 1955, casou-se com Lolita, com quem teve quatro filhos:  Rejane, Roberto, Laíse e Luciano.
Participou de peças históricas do teatro brasileiro, como A Moratória (1954), de Jorge Andrade e Senhora dos Afogados (1947) de Nelson Rodrigues, ao mesmo tempo que mantinha uma promissora carreira na televisão, vivendo o grande vilão Dom Rafael em O Direito de Nascer, em 1964. Em 1968, outro grande sucesso, o milionário Adalberto Dias Leme, de Antônio Maria. Também trabalhou no cinema em filmes como Modelo 19, Suzana e o Presidente, Apassionata e A Familia Lero-Lero. Participou constantemente, também, de vários especiais  teledramatúrgicos da TV Cultura, como a A Casa Fechada, dirigido por Antunes Filho (1972)
Retirou-se da vida artística em 1972, após concluir a telenovela O Preço de um Homem, por problemas de saúde que se complicariam nos anos subsequentes.
Outros trabalhos em Televisão:
Moulin Rouge, a vida de Tolouse-Lautrec de 1963
Alma Cigana, como Dom Rafael,  O Preço de uma Vida, como Don Antonio.

Um comentário: